sexta-feira, 27 de abril de 2012

Uma solução para a maioria dos problemas

     Hoje pensei em uma história, não quero dizer exatamente que a inventei, pois pode já existir, as chances na verdade de que exista são grandes. Parece meio boba a primeira vista, e até a segundas e consecutivas vistas, mas quis passar uma moral, e para mim ela importa mais que a história inteira.
     As histórias tem uma magia descoberta há muito tempo pelos gregos, elas fazem o que um sermão não faz. E a maior mensagem que trazem não são os fatos, mas sim um simples ensinamento.
   
     Um mestre e um aprendiz conversavam em uma floresta, o mestre diz:
     — Pense duas vezes antes de mover tua mão ou de abrir a tua boca.
    E o aprendiz retruca:
     — Algumas coisas são instintivas e temos que agir apenas.
    Ao passo que dizia isto, uma grande centopeia aproximou-se em direção a ambos e o aluno agilmente a matou com a faca que trazia em seu cinto.
     — Olhe mestre! Se eu pensasse duas vezes antes de matar essa criatura, ela o picaria. Como pode me dizer para agir sem pensar?!
     O aprendiz, já certo que tinha vencido a discussão soltou de repente um grito.
     — Ai!
     Ele atirou um bicho para longe de seu pé e o mestre enfim falou:
     — Aquela centopeia estava na caça do escorpião que te feriu, e se não a tivesse matado, agora não estaria com tanta dor.
     — Mas mestre, como poderia eu saber disso?!
     — Um pássaro no seu primeiro voo não sabe se terá sucesso ou não, mas instintivamente ele tenta. Pensar antes de agir é só uma parte, o instinto vem na hora em que a sorte pode não estar do seu lado. A lição que quis te ensinar hoje, é que muitas vezes, nós invertemos essa ordem.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Fique a vontade para comentar, com certeza seu comentário vai ser lido e respondido. " A vida não refletida, não vale a pena ser vivida".