terça-feira, 24 de abril de 2012

Seleção Sexual

     Prefiro omitir minha opinião sobre o assunto a seguir, (a qual com certeza irei demonstrar) por que realmente é polêmico, mas este texto é uma exceção, por que hoje em dia o que é polêmico não é lá essas coisas. Os comentários com um asterisco na frente são os meus, afinal não resisti.
     Respeitando tudo é claro, mas devemos saber que as hipóteses existem, e aí está uma delas. Retirei o texto do site "http://www.genismo.com/psicologiatexto28.htm". Divirtam-se.

"Seleção Sexual"
Extraído de "A Mente Seletiva" de Geoffrey Miller
A tese central do livro do G. Miller é a de que o cérebro humano evoluiu pelo mesmo princípio que evoluiu a cauda do pavão: Devido à seleção sexual. A seleção sexual é, em geral, uma forma de escolha de parceiro, feita pelas fêmeas, por uma ou mais características fenotípicas do parceiro. Estas características serviriam de parâmetros de seleção e não necessariamente deveriam estar relacionados com a capacidade de sobreviver do indivíduo.

Transcrevo, abaixo, alguns trechos interessante do livro:



Na Pag 77 "O triunfo da Seleção Sexual :

"Em poucos anos, a seleção sexual tornou-se a áea mais quente da biologia evolutiva e das pesquisas do comportamento animal.... Uma vez rompido este circulo vicioso por John Maynard Smith, George Williams, Amotz Zahavi, Robert Trivers e outros pioneiros , a idéia favorita de Darwin estava livre para prosperar. Este revival da seleção sexual foi rápido, dramático e singular. Esta pode ter sido a única teoria científica importante aceita após um século de condenação, negligência e interpretação incorreta.... A seleção sexual tornou-se a idéia mais produtiva na ciência emergente da psicologia evolutiva. Depois de cem anos de negligência, 'The Descendente of Man' era lido novamente - e não apenas pelo que tinha a dizer sobre evolução humana."


     *Aqui tem um parágrafo muito interessante, que acredito eu contém a ideia principal:


"... sem a teoria da seleção sexual, a ciência do século XX teve grande dificuldade para explicar os aspectos da natureza humana mais envolvidos com exibiçõe físicas, status e imagem. Os economistas não puderam explicar nossa sede por artigos de luxo e consumo desbragado. Os sociólogos não conseguiram explicar porque os homens buscam a riqueza e o poder mais avidamente que as mulheres. Os psicólogos educacionais não puderam explicar porque os alunos tornavam-se tão rebeldes e ligados a modismos após a puberdade. Os cientistas cognitivos não conseguiram imaginar por que a criatividade humana evoluiu. Em cada um desses casos, uma falta aparente de "valor para a sobrevivência" fez com que o comportamento humano parecesse irracional e não-adaptado."


*Agora nessa parte ele escreve algo que dá uma outra visão perante a importância da troca de gametas para o sexo masculino, de uma maneira que quebra qualquer visão leiga e até científica.


"...Esta estratégia sobrevivencialista paranóica não serve para espalhar os próprios genes para a população. O único modo de garantir a continuação dos genes é por um tubo de escape que chegue a um corpo feminino que traga em si um ovulo fértil. Os genes podem sobreviver a longo prazo apenas saltando do navio e gerando filhos. Em espécies que se reproduzem sexualmente, o único modo de fazer filhos é misturar os próprios genes com os de um outro indivíduo. E o único modo de fazer isso, para os homens, é atraindo uma fêmea da espécie pela sedução. É por isso que os machos da maioria das espécies evoluem para agir como se a copula fosse o ato mais importante da vida. Para os genes masculinos, A CÓPULA É O PORTÃO PARA A IMORTALIDADE. É por isso que os machos arriscam suas vidas por oportunidades de cópula - e é por isso que um louva-a-deus continua copulando mesmo depois que a fêmea comeu sua cabeça."


    *Se já não bastasse a luta contra os céticos da teoria da evolução, Geoffrey Miller vai além, confrontando até os adeptos dela. Quando se quer entender algo, as teorias paralelas a isso são essenciais, e aqui está uma delas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Fique a vontade para comentar, com certeza seu comentário vai ser lido e respondido. " A vida não refletida, não vale a pena ser vivida".