quinta-feira, 26 de abril de 2012

Contrários Harmoniosos

     O que é a paz sem a guerra? Aproximando de um conceito mais próximo de Nietzsche, talvez, onde nem sempre sofrimento é ruim, e adicionado com uma ideia de que é preciso apreender todas as faces da vida. Deste modo trago esse texto da apostila de Filosofia do Poliedro, baseada na interessante visão de Heráclito, o autor, o mesmo que já citei anteriormente. O título é "O múltiplo, a unidade e o mundo"

     "Heráclito desprezava o homem comum, pois para ele, esse era incapaz de compreender sua afirmação de que tudo é um. O homem comum olha o quente e e o frio, e pensa que o quente pode viver sem o frio,  e vice-versa. Portanto, no senso comum, o oposto não faz sentido ou até mesmo existe sem o seu respectivo oposto. Contudo, não há quente sem o frio, assim como não há amor sem ódio. O dia nasce quando a noite morre, e o despertar das estrelas é o recolhimento do sol, A loucura está dentro da sanidade, assim como o homem mentalmente sadio só o é por conta dos loucos. A beleza traz em seu âmago a feiura. Ou seja, essa dualidade forma apenas um ser. É nesse sentido que devemos compreender que a unidade está na multiplicidade.
   Assim a afirmação "tudo é um" quer dizer que a unidade primordial é múltipla, contraditória, por exemplo, podemos compreender o que é uma guerra, tensão ou luta porque compreendemos o que é paz. Essas duas partes não se excluem, mas formam apenas uma ideia, uma coisa, um ser. Não há separação entre elas; se apagássemos da nossa mente o que é paz, não poderíamos compreender a guerra, por ser ela justamente o oposto da paz. Há necessidade de referência de uma coisa para compreendermos a outra.
     É na composição de opostos que também encontramos a origem eterna do movimento das coisas. Como podemos notar na seguinte fala de Heráclito:
   Este mundo, o mesmo e comum para todos, nenhum dos deuses e nenhum homem o fez, mas era, é e será um fogo sempre vivo, acendendo-se e apagando-se conforme a medida"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Fique a vontade para comentar, com certeza seu comentário vai ser lido e respondido. " A vida não refletida, não vale a pena ser vivida".