segunda-feira, 2 de julho de 2012

Propensão

1."O homem de bem exige tudo de si próprio; o homem medíocre espera tudo dos outros"


Finalmente irei discutir o primeiro provérbio. Para um bom começo de mês, não nego estar em minha fase espiritual.

     Vou falar desse provérbio, contando uma história:
     Um velho sabido fazia muitas coisas aparentemente inúteis, mas sempre ensinava as pessoas, que "Nada de bom pode vir a uma nação cujo povo reclama e espera que os outros resolvam os seus problemas." 
     Foi então que um dia, durante a madrugada, ele resolveu arrastar uma grande pedra para o meio da estrada... Durante o amanhecer se escondeu em uma árvore ao lado da estrada e esperou.
     De longe vinha uma carroça cheia de sementes para o moinho e um fazendeiro vinha em cima dela. Quando se aproximou da pedra disse:
    — São mesmo incompetentes! Como me deixam uma pedra no meio do caminho?! — Dizendo isso, foi contornando a pedra e desapareceu pela estrada.
     Se avistava agora na estrada um jovem soldado. Estava tão animado para ir para a guerra! Nem viu a pedra e se espatifou no chão!
     Ele se levanta, desembainha a espada e brada: 
     — Espero poder encontrar com o responsável por essa pedra! — Ele se afastou e não pensou por sequer um momento que poderia remover a pedra.
     E assim foi até o anoitecer, as pessoas passavam e reclamavam da inconveniente pedra, mas sempre sem a remover de lá. 
     A filha do moleiro, que já estava cansada de tanto trabalhar no moinho, também passou pela estradinha... Quando avistou a pedra pensou: Tamanha pedra no meio da estrada! Estou tão cansada, mas se ela ficar aí, pode ferir gravemente alguém que não a percebeu! E então, a jovem começou a fazer força, e tentou remover a pedra. Como era difícil! Ela não se movia! Mas a moça não desistiu, tentou novamente com todas as suas forças, e enfim conseguiu.
     Quando ela retirou a pedra do lugar, percebeu que jazia ali uma caixa. Examinou e a pegou em suas mãos. Era pesada, muito pesada. 
     Finalmente abriu a caixa, e dentro da mesma, havia ouro! Ela ficou tão feliz que foi correndo para casa. 
     Depois que a história se espalhou, as pessoas que haviam passado pela pedra voltaram ao local e espalharam a poeira para tentar achar qualquer lasquinha de ouro, por mais mísera que fosse. Foi então que o velho apareceu e disse:
     — Meus amigos, com frequência nos encontramos com problemas no caminho, podemos assim, simplesmente ignorá-los. Mas quando os desvendamos, quando os enfrentamos, podemos encontrar um grande significado.


Autor Desconhecido - Adaptado por mim




3 comentários:

  1. Uma boa história metafórica. Refletir e refletir sobre grandes dilemas da vida é muito importante meu caro amigo! enriquece a alma, sem ao menos exercita-la

    ResponderExcluir
  2. Acredito acima disto, que os verdadeiros dilemas da vida são muito superiores aos defeitos humanos, como está presente no texto, mas se não superarmos os pequenos dilemas, como vamos chegar aos grandes, não é verdade? Vejo também, que longe disto está a questão da alma, do modo que a entendi, sendo o espírito? Foco em uma questão puramente humana e nada além disso, envolvendo apenas nosso comportamento.

    ResponderExcluir
  3. Sobre a questão de refletir, concordo plenamente! Afinal esse é o objetivo desse blog, o meu objetivo de vida.

    ResponderExcluir

Olá. Fique a vontade para comentar, com certeza seu comentário vai ser lido e respondido. " A vida não refletida, não vale a pena ser vivida".