sexta-feira, 27 de julho de 2012

Meu brado forte

     Saudações bom cidadão. Faz tempo que não apareço por aqui. Eu estava andando em uma pequena cidade no estado de Minas Gerais, e encontrei uma pequena peça de algum equipamento. Procurei na internet, e com algumas pessoa especializadas e consegui umas dicas. Acontece que já perdi muito tempo procurando, acho melhor anunciar que está perdido e ver se alguém consegue achar. Peço a todos que procurem, se vocês encontrarem me avisem. Então resolvi fazer um cartaz de procura-se, e coloquei algumas das características (espero que ajude, pois são muitas) da máquina  da qual essa pecinha faz parte. Segue o cartaz:

     Por favor! Estou desesperado por achar onde se encaixa essa peça! Tenho certeza que ela é muito importante, afinal, todo mundo sabe, todas as engrenagens geram um movimento, mas se faltar apenas uma, nenhuma serve.
     Então Abaixo descrevo onde ela se encaixaria:

     Encaixe Perfeito

    Bom, a primeira coisa que me surpreendeu na minha busca pelo mecanismo da qual a peça Z (resolvi chamar ela assim) se encaixa foi a de que é uma máquina MUITO grande! Não foram muito específicos de quanto grande ela é, mas pude entender que é gigantesca. O que chega a ser engraçado, pois estou com uma pecinha que cabe na palma da mão!
     Pesquisando mais, pude entender que ela não estaria fazendo muita falta por aí. Pois existem várias delas,  muitos já encontraram também. Mas ninguém soube descrever ao certo a qual máquina pertencia. Então, a partir daí, a minha necessidade de procurar era apenas para saciar a minha curiosidade. 
     Mas não pensem que é perda de tempo, pois nunca acabam as utilidades para essa peça, acho que estou com algo de valor em mãos, por isso a considero importante. A peça que tenho, é ao mesmo tempo material e abstrata! Ela é tão interessante, e possui várias características a primeira delas é a característica histórica.
     A característica histórica é obviamente uma das mais gritantes. O que possuo agora já foi utilizado em várias épocas! E continuará sendo usada por muito tempo. Posso estar enganado, com certeza estou. Mas com os dados que consegui até agora, já posso afirmar que era usada por um povo chamado de Sumérios e por outro povo que é denominado Egípcios.
     Então estudei um pouco deles, mas ainda sim não tinha toda a informação necessária. Então prossegui minha busca. Depois dos Sumérios e dos Egípcios vieram incontáveis povos importantes, dentre eles destaco: Os povos mesopotâmicos, os Hebreus, os Fenícios e os Persas. Todos eles pareciam ter algo muito familiar com o que eu tinha encontrado.
     O engraçado é que não parou por aí, pude sentir ainda mais familiaridade nos séculos seguintes. Primeiramente com os Gregos. Ah sim! Eles tinham um perfil que me mostrava que eu estava perto. Realmente pude entender muito desse grande equipamento. Os macedônicos me fizeram o favor de aprofundar a cultura grega através do Helenismo, o que também foi feito pelo Romanos. Porém esses últimos inseriram suas particularidades no Mecanismo.
     Enfim chegando a algum lugar, aos poucos percebi que essa máquina talvez fosse uma das maiores invenções! Ela era diferente de qualquer coisa que eu já tinha visto antes, ela era totalmente moldável de acordo com o tempo, o lugar, e as pessoas.
     Os povos bárbaros a princípio não pareciam muito semelhantes, mas conforme foram evoluindo também pude identificar que a máquina estivera lá. Nesses povos em particular, ela começou fraca e de repente se tornou incontrolável, uma potência. Uma monstruosidade que estava em toda parte. Isso já era presente no Império Bizantino e nos fins do Império Romano.
     Então parei de procurar e comecei a fazer ligações com o que eu já tinha. Percebi alguns pontos em comuns entre os povos, e algumas condições que faziam com que essa máquina se desenvolvesse mais ferozmente. Destaco:
  •      Religião: É impossível deixar de verificar a intensa presença da religião. Então resolvi mostrá-la em alguns casos específicos para que possam entender. Utilizarei como exemplos a Cristianismo através da Igreja Católica, e o Islamismo. As crenças que existiram antes desses se encaixam também (principalmente o Judaísmo). Porém vou falar dessas duas como exemplo.
  •      Estado: O Estado é geralmente a melhor forma de controle e é a essência da Máquina que procuro. Não há como citar dois tipos de Estados, mas sim o que ele tem comum sempre.
  • Mecanismo Estético: Na forma da Mídia e do Entretenimento. A parte da mídia é mais atual, já o entretenimento vem há muito tempo. Um exemplo é a Política do Pão-e-circo no Estado Romano. 

     Religião: O mecanismo começa a se esclarecer

    Com a evolução do Império Romano, principalmente durante seu auge, (na Pax Romana) uma nova força social e política começa a ganhar força. Podemos analisar que a religião estava concentrada nos deuses e na figura do imperador. A Máquina estava se sustentando através do Estado. 
     Surge o cristianismo. Sua origem, obviamente advinda do Judaísmo tendo como crença na vinda de um Messias. Falando especificamente de Jesus Cristo. 
     Essa nova doutrina se adapta perfeitamente as condições geradas pelo Império Romano, principalmente nas camadas baixas. Então começa a ganhar força, e, como o auge do Império deu início a sua decadência, a Igreja cresceu quando o Império caía (equilíbrio das forças), o que a tornou como opção de poder. A partir daí chegamos ao cerne de uma religião.
     O Islamismo não possui todos os princípios diferentes do Cristianismo, o que não seria lógico, pois ambos são religiões. Se o Cristianismo se adequou a vida de algumas camadas no Império Romano, o Islamismo também o fez nas nações que futuramente seriam componentes do Império Islâmico.
     Os povos semi-nômades receberam uma forma de unidade política com o Islamismo. A difusão do Islã é rápida e, a partir daí chegamos ao cerne de uma religião.
     O que seria esse "cerne"? Seriam os princípios dos quais elas necessitam para se conseguir o poder. O que eu observei durante a minha busca? Uma das coisas mais importantes aprendi a poucos dias. Foi dita por um provável futuro historiador. Foi: "Um Estado morre com seu governo, sua doutrina morre com ele. Porém Deus é uno, perfeito e infinito. Deus nunca morrerá." Então, digamos que as religiões construíram uma forma de poder que pudesse seguir por séculos e séculos, como tem sido demonstrado até agora.
     Isso tudo justifico com uma forma de controle. Sim, a religião é cheia de formas de controle. Vamos aos exemplos. A Bíblia, nela está escrita os ensinamentos de Deus. Existem os mandamentos. No caso do Islã o Alcorão. Existem muitas religiões, mas cada uma prega que é a certa. 
    E o mais importante, coisas que são ditas como verdade na religião entram em confronto com a Ciência.*
     Chego em um estágio do texto, que quero já adiantar o que vem por aí. Primeiro uma observação. Antes quis apresentar tudo isso para poder falar de uma coisa em especial. O Conhecimento, sim, era aí que eu queria chegar. ( Não acharam que eu ia simplesmente falar da nossa Sociedade, eu sempre me importei mais com o conhecimento.) Essa observação seria: 
     Atualmente o Conhecimento chega mais bem-recebido às religiões, mais em algumas do que em outras. Mas por que isso acontece? Bom, vamos fazer uma análise. Na Idade Média, no começo e no auge do Renascimento, a ciência foi muitas vezes feitas às escondidas, e foi perseguida principalmente pela Igreja. Mas as religiões não são más e querem acabar com a Ciência. Elas estão apenas se protegendo, pois coisas que antes eram aparentemente inexplicáveis, são explicadas pela Ciência. Faço até uma brincadeira, quando Deus criou o mundo, o fruto que não se podia comer, era o fruto da Árvore do Conhecimento do bem e do mal. A partir daí tirem suas conclusões.

Mecanismo estético: Maquiando...

     Você liga a televisão, e o que você vê? Pare para pensar nisso. O que você vê naquela maldita tela de não-sei-quantas-polegadas?! A informação que chega a você pela maioria das formas de comunicação é manipulada. A mídia é a nova ditadura.
     Acha que eu estou exagerando? Então pense comigo meu amiguinho, se você fosse um chefe de Estado, você deixaria que informações que atrapalhariam a ordem e o controle veicularem? OHOHOHO Agora eu fui ridículo não? É claro que não é assim. Por isso é a nova ditadura, pois aparentemente está tudo bem. E é isso que querem que você pense, que está tudo bem. 
     Vejamos exemplos, existem outras formas de fazer com o que a ordem seja mantida. As piores revoluções não são aquelas armadas e revoltosas, pois para isso existe o que se chama e de exército. O pior tipo de revolução é a REVOLUÇÃO INTELECTUAL. Imagine se todos tomassem consciência de como está o país, e exigíssemos novas leis e o fim da corrupção?! Se conseguíssemos, todos os chefões estariam fora, pois a corrupção está no topo. Se você fosse eles, deixaria isso acontecer? É claro que não. 
     Então, para impedir que algo do tipo aconteça, existem medidas simples que podem ser tomadas.
Algumas delas são: 
  1. Investir em uma cultura pobre, onde não é preciso muita inteligência para se gostar de uma arte. As pessoas mantêm um nível intelectual baixo. Consequentemente, artistas ruins se dão bem, e artistas bons não tem espaço nesse mercado, pois o trabalho deles exige maior conhecimento
  2. Fazer as pessoas esquecerem dos problemas: Formas? Várias. O Futebol é uma delas. Por que o brasileiro vai ficar se preocupando com a fila do SUS, e com tanta corrupção, se quarta-feira é o jogo do time favorito dele? Ele é FANÁTICO pelo time! Por que diabos ele vai ligar se a conta de luz aumentou e se o Carlos Cachoeira foi preso?!
  3. Dar uma dose de esquecer os problemas e dependência, além de um belo mercado: Álcool.

Estado: O poder

     O Estado. Esse mesmo elemento, se faz presente há muito tempo, e tudo gira em torno dele. É muita coisa para se dizer de um Estado, pois eles, diferente das religiões, são mais diversificados. Então meus amigos, resolvi falar de um Estado em especial. E o que mais importa. Aquele no qual eu vivo. O Brasil.
     Mas fiquem tranquilos, para falar dele posso resgatar muitos princípios. Então antes, minhas maiores indignações.
     O Conhecimento aparece novamente por aqui. O que anda acontecendo? Parece que vemos cada dia menos intelectuais, menos pessoas lendo, menos interesse por assuntos interessantes. Vou tentar responder a isso, primeiro fazendo um esquema
      Tomo muito cuidado, para professores de Geografia e Sociologia não me xingarem, mas vou tentar fazer o meu melhor. Eu encontrei essa grande máquina presente no Brasil. Ainda que não pude vê-la, mas sei que está por aqui. 
     Tudo se resume: Preguiça e Acomodação. Eu já escrevi um texto sobre Incomodação, enfim, acomodação obviamente é o contrário de tudo que escrevi lá. Essa preguiça não é uma preguiça comum. É uma preguiça necessária. Cada Estado desenvolve seu jeito de controlar, o do Brasil é o do emburrecimento de uma grande massa. 
     Quando você não procura aprender, você  se torna cada vez mais controlável. É fácil prever as ações de uma pessoa que não se intelectualiza. E o que se mais vê por aí são pessoas previsíveis. Aquelas que quando você pergunta: Você gosta de ler? Resposta: Não. Você gosta de estudar? Não. Então é melhor você parar por aí...
     Isso é visível no Mito da Caverna de Platão. Pessoas acorrentadas que não veem o verdadeiro conhecimento, mas só uma sombra dele. Aqueles que se libertam das correntes da Ignorância são odiados por aqueles que não conseguem ver como é bom não viver mais na escuridão da Caverna. 
     E foi Sócrates... O exemplo histórico, morto por questionar, morto por simplesmente questionar. Os poderosos não gostam de questionamentos que põe em risco suas formas de governo. Isso é mau para os negócios. Pois nenhum sistema de controle é perfeito. Então eles querem pessoas que não achem as falhas no sistema, ou seja, pessoas idiotas e indolentes.
   
Caso encontrar ligar para:

     Ainda procuro que máquina é essa. Se você souber me diga. Se alguém encontrar, vou ficar muito feliz. Pois já não aguento mais carregar essa pecinha, que pesa muito. Se você teve a capacidade de ler até aqui, meus parabéns meu amigo, você é a minoria da minoria. Muitos não sabem ler e muitos não querem ler. Sei que só falei coisas que já são sabidas. Mas são sabidas e ninguém as denuncia. Não vou mudar o mundo, vou mudar a mim mesmo.
     Existe uma história que diz que um político muito importante estava tentando mudar o mundo. Então, o filho dele entrou no escritório e o ficou atrapalhando o homem a fazer o seu trabalho, então o homem resolver entreter o menino com alguma coisa. Procuro e achou o que precisava, uma mapa do mundo em uma revista. Então ele recortou o mapa em vários pedacinhos de deu para o menino montar. O menino que tinha apenas cinco anos demoraria para montar o mapa. Se conseguisse.
     Assim ele esperava ganhar muito tempo. Após alguns minutos o filho retornou : "Terminei papai". O pai que esperava ver o trabalho digno de uma criança, viu o mapa corretamente arrumado. Então perguntou: "Como fez isso meu filho?!" A criança inocentemente responde: "Ora papai, quando você me deu o mapa, eu achei muito difícil. Mas daí me lembrei que no lado oposto da folha havia a figura de um homem, então como eu já conhecia o homem, o consertei. Então quando virei a página, vi que ao consertar o homem, também havia concertado o mundo!"
     Eu vou tentar fazer a minha parte. Vou te dizer, é muito difícil. Você pode pegar alguns atalhos por suas virtudes e por seus princípios. Mas se tem algo que realmente nos impulsiona é ter em mente uma verdade.
      É ela: Eu não espero morrer e ir para um paraíso, eu não espero morrer e ir para um inferno. Se eu viver mais alguns anos já está bem. Vou tentar apreciar o máximo possível, por que sei que essa pode ser minha última chance. E além disso, existe tanta coisa bela por aqui! Vejo pessoas incríveis, algumas que quase mudaram o mundo. Outras que deixaram seu legado de paz e de luta pela igualdade, pelo amor e pela justiça. Quero honrá-los.

9 comentários:

  1. Obrigado Selene, e você, conseguiu encontrar a máquina que procuro? ^^

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, eu fico muito feliz em ler isso. Ver que as minhas ideias estão saindo, para quem sabe, se tornarem algo muito maior. Desculpe a demora, eu não tinha visto o comentário. Agora descobri seu blog também, acho que vou ficar uma temporada por lá. Até

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Caralho, parabéns! Faz tempo que eu não leio algo tão bom assim, muito bom mesmo. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, pode ficar no blog o tempo que quiser! Esse texto foi um texto no qual eu quis mostrar para as pessoas que já sabem do que eu estou falando e para aqueles que ainda não perceberam que fazem parte de um grande mecanismo.

      Excluir
    2. Sempre estou aqui, aliás precisando de postagens novas ~ÇALSÃÇS~ÇASL~ÇAS Sim sim, e o pior é que muitos se alienam dentro da sua própria ignorância e mal veêm o quão manipulados são.

      Excluir
    3. asheusae Estou pensando em algumas coisas, as mudanças estão ocorrendo de modo drástico por aqui - para variar... - novas questões estão por vir. Noite.

      Excluir

Olá. Fique a vontade para comentar, com certeza seu comentário vai ser lido e respondido. " A vida não refletida, não vale a pena ser vivida".