terça-feira, 8 de maio de 2012

O poder das histórias

    Peço perdão pela piada horrível no final do texto.. Ei! Não vá olhar.

     Mas uma vez, repito. Elas são fantásticas.
     As histórias, provavelmente umas das primeiras formas de transmissão de conhecimentos, nos mostram um mundo infinito, infinito mesmo. Elas podem surgir de qualquer lugar, ter qualquer função, e sempre vão nos ensinar algo.
     O problema, e também a característica mais importante delas ( a mais impressionante, também) são as diversas formas que elas podem assumir. O que quero dizer com isso? Pois bem, me conte uma história! Provavelmente uma pessoa diria: "Agora?! Mas não... eu não me lembro de nenhuma agora... li uma historinha em um livro esses dias mas não me lembro!". Basicamente ela acabou de realizar meu pedido. E mais impressionante é que o "grau de informação e/ou beleza artística" nelas embutidos que as diferenciam, ou não.
     Músicas, artes cênicas, a sua vida. Tudo isso tem algo em comum, e pelo o que estou te contando agora ( a não ser é claro que você tenha desistido de continuar de ler o texto e voltou só agora, tudo bem, leia de novo) você sabe o que é. Pare de ler o texto e olhe a sua volta, pense em quantas você já não leu ou escutou hoje?São muitas.
     Elas podem produzir emoções estéticas tão diferentes! E não precisam serem feitas com fins artísticos ( o que ainda é muito discutível). Uma notícia ruim, irá provocar tristeza, e as mais variadas emoções. Pense em sua obra de arte preferida de cada uma das sete artes; literatura, música, artes plásticas, etc. São todas histórias.
      Mas agora um quadro é uma história? Sim. E não me venha com surrealismo, as melhores geralmente estão no surrealismo. Existem histórias em todo lugar, mas ninguém disse que sempre vamos conseguir identificá-las. E nesse processo de identificação, vamos ficando cada vez mais fascinados e a cada vez elas se escondem mais. O que proponho para isso? Ler.
     Ler tudo, ler as palavras, os gestos, as emoções, as cores, etc. É só lendo. Poderemos assimilar enfim uma grande história, a nossa história, e esta não vai ser escrita, vai ser (infelizmente não sei como expresso esse verbo), ela vai ser apresentada de uma forma que nós humanos não conhecemos, e talvez saberemos na hora de nossa morte.

(não teve piada...)


4 comentários:

  1. Respostas
    1. Entendo sua posição.. na verdade é algo muito, muito complexo, porque já não basta as muita interpretações que se pode tirar de um texto (as diferentes histórias), também há uma diferença entre qual emoção estética cada uma delas vai provocar. Então é perfeitamente normal aceitarmos que uma obra de arte vai provocar emoções tão adversas, sendo que um vão talvez odiá-la e outros ama-la.

      Excluir
  2. Respostas
    1. hausheuhase obrigado por comentar, tudo bem, passa ai, vou ler com certeza, até.

      Excluir

Olá. Fique a vontade para comentar, com certeza seu comentário vai ser lido e respondido. " A vida não refletida, não vale a pena ser vivida".