quarta-feira, 9 de maio de 2012

O Método socrático

     Fico animado com o fato de eu já estar postando aqui o Método socrático, me sinto assim, pois depois dessa pequena vislumbrada dos artifícios de que irei usar no blog forem abordados, sobrará mais espaço apenas para textos de minha autoria. Apesar de que o Método ir muito além desse resumo, as principais partes, devem estar aqui. O primeiro texto é da apostila de Filosofia do Poliedro, e o segundo é da Wikipédia.

"Método socrático

     Sócrates não se considera[va] professor, pois ele via a si mesmo como um incentivador da busca pela verdade. O comprometimento do filósofo com os homens é suscitar-lhes o desejo pelo saber. Para atingir seus objetivos, ele não lecionou, mas sim, questionou.
     Era, geralmente, no mercado de Atenas que Sócrates exercia a prática filosófica. Dizia que sua voz interior o levava a fazer os homens perceberem que estavam vivendo no sonho da ignorância. Qual era, então, o procedimento para despertar?
     A resposta para essa pergutna recai numa palavra: diálogo. Podemos perceber que Sócrates tem uma ideia bem particular do que seria isso. O diálogo é a medicina socreática da alma, ou seja, é por meio dele que se pode livrar a alma da doença do erro e da ignorância. Para praticar o diálogo, é preciso possuir alguns passos:
  1. Exortação - A primeira etapa é dedicada a convidar o interlocutor a buscar a verdade. É a exortação da Filosofia enquanto joranada para a sabedoria.
  2. Indagação - A segunda parte é um início de questionamento para tentar encontrar uma resposta.
  3. Ironia - Sócrates fazia comentários sobre as respostas que lhe eram dadas. É dito "ironia" porque Sócrates coloca-se na posição daquele que está esperando avidamente pelo conhecimento de seu interlocutor, (aquele que se julga sábio), que está presunçosamente pronto para ensinar Sócrates. Contudo, isso é apenas uma artimanha para que se possa perceber, por meio das perguntas de Sócrates, que a sabedoria que o interlocutor supõe ter é, na verdade, falsa.
  4. Maiêutica - ainda por meio de perguntas, Sócrates começa a indicar caminhos para que o interlocutor descubra o conhecimento por si mesmo"



Maiêutica

     A Maiêutica Socrática tem como significado "Dar a luz (Parto)" intelectual, da procura da verdade no interior do Homem. Sócrates conduzia este parto em dois momentos: No primeiro, ele levava os seus discípulos ou interlocutores a duvidar de seu próprio conhecimento a respeito de um determinado assunto; no segundo, Sócrates os levava a conceber, de si mesmos, uma nova idéia, uma nova opinião sobre o assunto em questão. Por meio de questões simples, inseridas dentro de um contexto determinado, a Maiêutica dá à luz idéias complexas. A maiêutica baseia-se na idéia de que o conhecimento é latente na mente de todo ser humano, podendo ser encontrado pelas respostas a perguntas propostas de forma perspicaz.
A auto-reflexão, expressa no nosce te ipsum - "conhece-te a ti mesmo" - põe o Homem na procura das verdades universais que são o caminho para a prática do bem e da virtude.





6 comentários:

  1. Mudando de assunto:
    O PT não é esquerda esclarecida. Nunca será.
    A carência do Brasil é de arte de bom gosto! PT ama e venera indústria cultural. Cultura de massas.
    Sobretudo música ruim atual.
    Che Guevara é ícone da esquerda. Ícone da industria cultural esquerdista. Cultura de massas. Com certeza Kitsch.
    O “algo mais” do PT na arte e cultura: O PT detesta a cultura popular e a erudita simultaneamente.
    Por exemplo, BACH é música de enorme qualidade. Não tem nada a ver com PT, ok?
    Inclusive é música para poucos brasileiros (por ser complexa), ou seja: de “elite”. Assim como Machado de Assis, Villa-Lobos são arte de elite, sim. O mesmo diga-se de Dostoiévski. Elite honrosa.
    Não se trata do lixo bem tragável de Q o PT gosta, ama e adora, não.
    E, por outro lado, o bem centrado MBL [Mov. Brasil Livre] em seu papel empírico em 2016 faz jus ao nome dessa sigla, ok?
    A diminuição do poder vigarista do PT com saída de Dilma em 2016, — mesmo com Lula solto –-, foi permitido devido ao MBL.
    Empírico, corajoso e pragmatista, o Arthur do “#MamaeFalei” ajudou bastante a desconstruir o discurso ideológico do PT através do método socrático. MBL e o Arthur lutam contra o Kitsch.

    ResponderExcluir
  2. Palavras não bastam, não dá pra entender
    E esse medo que cresce não para
    É uma história que se complicou
    Eu sei bem o porquê
    Qual é o peso da culpa que eu carrego nos braços
    Me entorta as costas e dá um cansaço
    A maldade do tempo fez eu me afastar de você
    E quando chega a noite e eu não consigo dormir
    Meu coração acelera e eu sozinha aqui
    Eu mudo o lado da cama, eu ligo a televisão
    Olhos nos olhos no espelho e o telefone na mão
    Pro tanto que eu te queria o perto nunca bastava
    E essa proximidade não dava
    Me perdi no que era real e no que eu inventei
    Reescrevi as memórias, deixei o cabelo crescer
    E te dedico uma linda história confessa
    Nem a maldade do tempo consegue me afastar de você
    Te contei tantos segredos que já não eram só meus
    Rimas de um velho diário que nunca me pertenceu
    Entre palavras não ditas, tantas palavras de amor
    Essa paixão é antiga e o tempo nunca passou
    E quando chega a noite e eu não consigo dormir
    Meu coração acelera e eu sozinha aqui
    Eu mudo o lado da cama, eu ligo a televisão
    Olhos nos olhos no espelho e o telefone na minha mão
    E quando chega a noite e eu não consigo dormir
    Meu coração acelera e eu sozinha aqui
    Eu mudo o lado da cama, eu ligo a televisão
    Olhos nos olhos no espelho e o telefone na minha mão
    Na minha mão, na minha mão

    ResponderExcluir

Olá. Fique a vontade para comentar, com certeza seu comentário vai ser lido e respondido. " A vida não refletida, não vale a pena ser vivida".